Frigorífico Fish Fácil "da genética ao sabor" | PESCADO: FONTE DE SAÚDE
2935
single,single-post,postid-2935,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.1.2,vc_responsive

PESCADO: FONTE DE SAÚDE

PESCADO-FONTE-DE-SAÚDE.1

PESCADO: FONTE DE SAÚDE

19:55 06 fevereiro in Notícias

Consumir pescado é um hábito que pode melhorar a saúde das pessoas. Pescado é fonte de saúde. Inclua na sua alimentação.

PESCADO FRESCO E RESFRIADO.

Fresco é o pescado que nunca foi congelado e é conservado no gelo.
Resfriado é o pescado devidamente conservado em gelo e mantido em temperaturas entre -0ºC e -2ºC.
O pescado fresco e resfriado é a apresentação mais freqüente em peixarias por todo Brasil. O pescado fresco possibilita ao consumidor verificar a qualidade do alimento através do odor, textura e coloração.
No caso dos filés embalados, sempre verifique, além da consistência da carne, o tipo do pescado, o estabelecimento de origem, o peso líquido, a data de embalagem, o prazo de validade, a forma de conservação e a informação nutricional.

DICA
Sempre adquira o pescado (fresco, refrigerado ou congelado) ao final das compras, isto facilitará a manutenção da qualidade do alimento.

PESCADO CONGELADO

O pescado congelado industrialmente é submetido a temperaturas inferiores a -25ºC e depois mantido obrigatoriamente inferiores -15ºC.
O congelamento industrial é feito muito rapidamente de forma que conserva melhor e diminui a perda de qualidade e umidade do pescado.
O congelamento é eficiente meio de manter a qualidade do pescado, porém a data de validade deve ser sempre verificada.

FORMAS DE DESCONGELAR O PESCADO

· Na geladeira é o método mais recomendado pois diminui a perda de água e garante a manutenção de qualidade de pescado.
· No microondas: sempre utilizar a opção “descongelar” do microondas para garantir o descongelamento uniforme.

NO CASO DE CONGELAMENTO DOMICILIAR:

· Nunca congelar novamente um pescado que já foi descongelado.
· O peixe pode ser congelado novamente se cozido e preparado.
· Sempre proteger bem o pescado com filme e sacos apropriados de primeiro uso.
· Não sobrecarregar o freezer durante o congelamento.
· Sempre identificar no seu freezer as embalagens com as embalagens com as informações sobre o produto e a data de congelamento.

CUIDADOS NO ARMAZENAMENTO EM CASA

Armazene imediatamente os alimentos refrigerados e congelados na geladeira ou freezer e consuma até a data de validade do produto.
Não sobrecarregue a capacidade de sua geladeira! Não cubra as prateleiras da geladeira com panos e toalhas.

ARMAZENE:

· Nas prateleiras superiores os alimentos preparados e prontos para consumo.
· Nas prateleiras do meio os produtos pré – preparados.
· Nas prateleiras inferiores os alimentos crus.

CONTAMINAÇÃO CRUZADA
Evite o contato de alimentos cozidos. Lave os utensílios usados de alimentos crus antes de utilizá-los em alimentos cozidos.

PESCADOS E SAÚDE

Além de o pescado ser fonte de proteínas para organismo, ele fornece outro nutriente importante apara os seres humanos, como vitaminas, minerais e ácidos graxos essência.
Os principais minerais encontrados nos pescados são: Zinco, Fósforo, Ferro,Cácio e lodo (no caso de pescados de origem marina). Ainda, os peixes são importantes fontes de vitaminas do complexo B (como a tiamina, a niacina e a vitamina B12).

DICAS

1. Dar preferência a peixes assados, cozidos ou grelhados.
2. Retirar o couro do peixe antes de consumi-lo. A gordura saudável presente nos peixes está concentrada principalmente em sua carne e não em sem couro.
3. Utilizar temperos naturais para preparar peixes, tais como cebolinha, cebola, alho, orégano, manjericão, manjerona, cominho, noz –moscada, loura, etc.

“A denominação genérica ’PESCADO’ compreende os peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios, quelônios e mamíferos de água doce ou salgada, usados na alimentação humana”